sábado, 27 de Abril de 2024  16:05
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Creme de Legumes com Natas

Creme de Legumes com Natas

Descascar o alho e as cebolas. Cortar as cebolas em cubos e picar o alho. Descascar as batatas e cortar em cubos. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
17-05-2012

Fundação das Comunicações celebra centenário do nascimento de José Ferreira Pinto Basto.


A Fundação Portuguesa das Comunicações celebra o centenário do nascimento do impulsionador da automatização do serviço ...

A Fundação Portuguesa das Comunicações celebra o centenário do nascimento do impulsionador da automatização do serviço telefónico nas zonas rurais e das comunicações interurbanas e internacionais, percursor da criação da indústria de telecomunicações em Portugal. José Ferreira Pinto Basto é recordado a título póstumo numa evocação que lembra a integração como membro da Comissão Instaladora da Universidade de Aveiro.

Foi um dos fundadores em 1950 do Grupo de Estudos de Comutação Automática, que em 1972 se transformou no CET – Centro de Estudos de Telecomunicações, ao qual sucedeu a PT Inovação em 1999. Esta evocação acontece em Lisboa na celebração do Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação.

José Ferreira Pinto Basto nasceu em 1912 e faleceu em 1984. Licenciado em Engenharia Electrotécnica pela Universidade do Porto em 1938, entrou para os CTT em 2 de Março de 1939 onde se manteve durante mais de 40 anos e onde terminou a sua carreira como Inspector Geral. Foi membro efectivo da Ordem dos Engenheiros desde 25 de Setembro de 1939.

A sessão prevista para hoje conta com a intervenção de Maria Fernanda Rollo do Instituto de História Contemporânea da FCSH da UNL.

Os CTT lançam um Inteiro Postal de comemoração do centenário do seu nascimento e a Fundação Portuguesa das Comunicações acolhe uma exposição sobre alguns dos principais equipamentos de telecomunicações desenvolvidos sob a orientação do Engº José Ferreira Pinto Basto e alguns dos trabalhos desenvolvidos pelas equipas do CET, que com ele trabalharam.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®